Sinttel MG

No aniversário de BH, capital inaugura 1ª casa de acolhimento à população LGBTQIA+

Com o objetivo de evitar que pessoas LGBTQIA+, vítimas de violência, tenham como única opção as ruas, Belo Horizonte inaugura a sua primeira
casa de acolhimento ao público. O espaço abriu suas portas na manhã desta segunda-feira (12), data na qual a capital mineira completa seus 125 anos.

Localizada no bairro Floresta, na rua Brasópolis, número 172, na região Leste de BH, a casa terá capacidade de receber 20 pessoas LGBTQIA+, que poderão permanecer no espaço por um período de até seis meses.

Devido ao preconceito e à falta de informação, lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, são cotidianamente violentadas.

Em muitos casos, pessoas LGBTQIA+ precisam lidar com o ódio e com a rejeição à sua opção sexual e de gênero até mesmo em sua própria casa. Desamparados, muitos acabam tendo como destino as ruas.

“Grande parte da população LGBTQIAPN+ sofre as primeiras violências graves no lugar que devia oferecer proteção, acolhimento e amor: a família. Nossa população frequentemente é expulsa de casa, sendo obrigada a viver nas ruas, passando pelas agruras que esta realidade apresenta”, explica Maicon Chaves, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos/MG).

Para o ativista, a iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte é fundamental, uma vez que, ser acolhido no abrigo pode ser a única opção de vida digna de parcela da população LGBTQIA+ do município.

Após o período na casa, para que os acolhidos consigam se reorganizar, Maicon acredita que o atendimento precisa estar organizado em rede e articulado com os demais serviços públicos.

“É importante que a casa esteja em diálogo estreito com os serviços de saúde, de assistência, de segurança pública, da educação para garantir a integralidade do atendimento e dimensionar as nossas demandas”, defende o ativista.

Fonte: https://www.brasildefatomg.com.br/2022/12/12/no-aniversario-de-bh-capital-inaugura-1-casa-de-acolhimento-a-populacao-lgbtqia