Força, união e determinação! Esses são os lemas dos trabalhadores da Ação Contact Center que chegaram ao 9⁰ dia de Greve Geral. Por mais que a empresa utilize táticas na tentativa de constranger os trabalhadores grevistas, espalhando notícias falsas, não haverá desmobilização, ao contrário, os trabalhadores estão certos de que somente por meio da paralisação total das atividades será possível lutar em prol dos seus direitos. Lembrando que o direito à GREVE é garantido pela Constituição Federal, presente no artigo 9º: “É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
Dia movimentado
Após uma manhã agitada com várias atividades, inclusive com a presença de uma charanga que animou os grevistas, trabalhadores almoçaram na sede do SINTTEL-MG e participaram de palestras ao longo da tarde sobre temas importantes para a vida dos trabalhadores. Foram abordados temas como assédio moral, sexual e a MP 1045.
É importante destacar que desde o primeiro dia de greve, o SINTTEL-MG vem dando todo o suporte para os trabalhadores. Nosso Departamento Jurídico está à disposição dos trabalhadores, assim como diretores e funcionários. Vem sendo fornecido ao longo desses nove dias de Greve Geral alimentação (café da manhã e almoço), além de vale transporte para àqueles que aderiram ao movimento grevista e não tem condições de pagar pela locomoção até à empresa, uma vez que o pagamento do vale transporte também está atrasado.
Reunião Marcada
Somente agora, depois de nove dias de paralisação, os donos da empresa abriram seus olhos para a situação dos seus próprios funcionários (alguns passando por sérias dificuldades), e, enfim, após várias tentativas, concordaram em se reunir com o SINTTEL-MG. A expectativa do Sindicato para a reunião com os representantes da empresa é que seja apresentada uma proposta para o pagamento integral de salários e benefícios. Qualquer proposta diferente desta será recusada pelo SINTTEL-MG e a Greve Geral mantida. A reunião está marcada para a próxima sexta-feira (20/08).
Saiba mais…
Assédio moral: exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho. Exemplos: pressão excessiva para que trabalhadores cumpram metas estipuladas, gritar ou falar de forma desrespeitosa, postar mensagens depreciativas em grupos nas redes sociais, limitar o número de vezes que o colaborador vai ao banheiro e monitorar o tempo que lá ele permanece, etc. Fonte: TST.
Assédio Sexual: constrangimento com conotação sexual no ambiente de trabalho, em que, na maioria dos casos, o agente utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência para obter o que deseja. Exemplos: receber propostas constrangedoras que violem a sua liberdade sexual, ser vítima de chantagem em troca de benefícios ou para evitar prejuízos, passar por intimidação e humilhação. Fonte: TST.
MP 1045: autoriza a suspensão de contratos e redução da jornada de trabalho, com redução salarial, como forma de tentar ajudar empresas na pandemia. Um dos principais retrocessos é a redução do valor da hora extra de 11 categorias profissionais que têm regime diferenciado, com seis horas de trabalho diárias, como é o caso dos trabalhadores da Ação Contact Center e demais trabalhadores do ramo de Telemarketing. Fonte: CUT.