Segundo dia de Greve Geral!
Quem passou pela Avenida do Contorno, próximo à Rodoviária, pôde observar um grande grupo de trabalhadores lutando por seus direitos. O histórico de picaratagem da Ação Contact Center é longo. A empresa não paga os salários dos trabalhadores em dia e atrasa o fornecimento dos vales refeição/alimentação e transporte e ainda alega ser uma “empresa familiar” e que valoriza o seu funcionário. Palavras ao vento! A realidade para os empregados da Ação Contact Center é dura. O Sindicato recebeu vários relatos de trabalhadores que tiveram inúmeros prejuízos graças ao atraso do pagamento dos salários: desde multa por atrasar o pagamento de contas básicas como aluguel, água e luz, passando pelo não pagamento de mensalidades da faculdade. Fora o constrangimento de tentar usar o Plano de Saúde e não conseguir.
Os trabalhadores usaram e abusaram da criatividade para protestar, neste segundo dia de Greve Geral. O SINTTEL-MG forneceu cartolinas e pincéis para que os trabalhadores colocassem toda a sua revolta nos cartazes. Sentimento esse que só aumenta, afinal já se passaram 10 dias no mês de agosto e nenhum centavo foi depositado na conta dos trabalhadores.
Para piorar ainda mais a situação, supervisores da empresa enviaram mensagens para os trabalhadores afirmando que o movimento grevista não irá contribuir para reerguer a Ação Contact Center, como se a responsabilidade da crise, vivida pela empresa, fosse dos trabalhadores. Transportar para os funcionários da Ação Contact Center a responsabilidade de uma crise criada por uma má gestão é um ato covarde de uma empresa com um histórico recheado de perversidades contra os trabalhadores.
Ao contrário da empresa que não paga o vale refeição/alimentação e deixa o trabalhador sem condições de se alimentar, o SINTTEL-MG forneceu café da manhã e almoço para os trabalhadores que aderiram à Greve Geral. Em todo instante o Sindicato prestou suporte aos trabalhadores, para que, de forma organizada, seja possível vencer essa queda de braço contra a empresa picareta.
Mediação
Após o almoço, os trabalhadores se dirigiram para a sede do SINTTEL-MG para acompanhar a mediação organizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com a participação do Sindicato, Ação Contact Center e da Tim (uma das tomadoras de serviço). Durante a mediação, os trabalhadores puderem ver com os próprios olhos como a empresa é cara de pau e enrola cada dia mais o trabalhador. Um discurso falso de empatia com a situação dos trabalhadores que não passa de palavras vazias para enrolar ainda mais o funcionário da empresa que não viu a cor do dinheiro esse mês ainda.
O recado foi dado aos representantes da Ação Contact Center que participaram da mediação: sem salário, sem trabalho! A GREVE continua!
Por mais que esta luta possa parecer desigual, o SINTTEL-MG estará ao lado dos trabalhadores.
Você trabalhador da Ação Contact Center, junte-se a nós! Cruzem os braços!
Vamos mostrar a nossa força!