Sinttel MG

VIVO APRESENTA PROPOSTA FINAL PARA O ACT 2020/2022

Em reunião que só terminou às 20h desta segunda-feira (21), a VIVO definitivamente desistiu do saco de maldades e fez uma proposta para o Acordo Coletivo. A Comissão de Negociação da FITRATELP irá levar essa proposta para apreciação dos trabalhadores e trabalhadoras em assembleia a ser realizada no dia 01/10/2020. A FITRATELP aguarda formalização da proposta pela VIVO.

A pressão da FITRATELP fez a empresa recuar diante da desfaçatez que vigorou nas primeiras reuniões. A operadora queria retirar direitos e reduzir a renda dos “colaboradores” em plena crise econômica e durante a maior pandemia da história do país.

  • Acordo de 2 anos: A operadora aceitou manter o acordo atual por dois anos, sem mudanças. Porém, não arredou o pé quanto ao reajuste nos salários e nos benefícios que ficariam, pela proposta, congelados até setembro/2021, quando receberiam o INPC integral do período (01/09/2020 a 31/08/2021).
  • Abono indenizatório: Por outro lado, a empresa propõe pagar no dia 11/01/2021, um abono indenizatório de 50% do salário nominal de agosto/2020, com mínimo de R$ 1.300,00 sem teto máximo. Esse abono é liso, não incide sobre o INSS, Imposto de Renda e FGTS. Pela proposta, terão direito a um abono indenizatório empregados admitidos até 31/08/2020 e ativos na data do pagamento 11/01/2021. Os desligados a partir de setembro de 2020 até a data do pagamento terão seus salários reajustados no mês de desligamento em 2,94%.
  • PPR: Outra mudança na proposta apresentada nessa quarta reunião foi o adiantamento do PPR.

A Vivo garantiu, na proposta, o pagamento do adiantamento de um salário nominal do PPR para os empregados lotados no Administrativo, Loja e Campo sem PRV e Atendimentos sem PRV e de meio salário nominal para os empregados lotados no Campo e Atendimento com PRV. E se compromete em pagar no dia 23/10/2020, desde que aprovada pelos(as) trabalhadores(as) as propostas de Acordo do PPR e do Acordo Coletivo do Trabalho até o dia 09/10/2020.

Já o pagamento do PPR/2020 está confirmado para 31/03/2021, porém com o cumprimento mínimo dos indicadores e desconto do adiamento. Se aprovada, o adiantamento será feito aos empregados ativos até 23/10/2020. Ficam de fora aqueles/as que estejam encostados por auxílio-doença previdenciário bem como os denominados executivos.

  • Garantia de emprego: A VIVO aceitou incluir na proposta uma cláusula de garantia de postos de trabalho até Agosto de 2021. E, caso a empresa resolva fazer ajustes no quadro de pessoal, deverá discutir e negociar com a FITRATELP.
  • Home Office: A empresa propôs estabelecer regras para o Home Office através de uma Comissão que terá 30 dias para apresentar o regramento do regime de teletrabalho, em acordo específico.
  • Plano médico: Os empregados dos grupos 1 e 2 admitidos a partir de Janeiro de 2021 serão elegíveis a operadora de saúde CNU – Central Nacional Unimed sem possibilidade de upgrade. Essa alteração não afetará os ativos.

O SINTTEL-MG irá realizar assembleia com os trabalhadores e trabalhadoras da VIVO no dia 01/10/2020, de 10h às 13h, para deliberação a cerca da proposta da empresa. Todas as informações serão divulgadas no próximo Boletim.

O SINTTEL-MG vem demonstrando sua presença e atuação, principalmente em demandas e denúncias da categoria e diante da intransigência demonstrada nas negociações, avalia que essa proposta final da empresa não reflete os anseios e merecimento de vocês trabalhadores(as) porém entendemos e respeitamos que essa definição deva ser dada pelo conjunto dos trabalhadores(as) com seu voto pessoal e individual em assembleias soberanas.

Finalmente é importante frisar o momento difícil pelo qual todos estamos passando em termos de receita e em função disso o Sindicato “abre mão” de parte da taxa de fortalecimento já embutida na proposta da empresa e propõe a cobrança de somente R$100,00 de cada trabalhador(a) a título de reposição dos gastos despendidos durante todo período de negociação, com direito à apresentação presencial e individualmente de carta de oposição na sede do sindicato no período de 15(quinze ) dias após a formalização de aprovação à empresa da proposta.

Mais uma vez convocamos todos(as) a se unirem no fortalecimento de seu SINDICATO pois somente assim conseguiremos nos organizar na luta pelos nossos direitos e melhores condições de trabalho.

Clique aqui para conferir o Boletim na íntegra