Dia histórico para os trabalhadores da Ação Contact Center e para o movimento sindical em Minas Gerais! Após 12 dias de GREVE, SINTTEL-MG e trabalhadores, em uma união plena, venceram a queda de braço contra o patrão! Em reunião realizada no dia 20/08, entre a direção do SINTTEL-MG e representantes da empresa, nossa vitória foi de goleada. Quase todas as nossas solicitações foram atendidas pela Ação Contact Center.
O Sindicato cobrou da empresa que o pagamento dos salários e dos benefícios sejam efetuados até o 5º dia útil, conforme determina a Convenção Coletiva de Trabalho do Call Center, contudo a empresa informou ao SINTTEL-MG não ter condições financeiras para pagar integralmente salários e benefícios, comunicou que pagará parcelado até os dias 12 (1ª parcela) e 25 (2ª parcela) de cada mês, até dezembro de 2021. O Sindicato discorda totalmente da postura da empresa, pois os trabalhadores “não podem pagar o pato” pela má gestão financeira da empresa e tomará as medidas legais cabíveis.
Após a reunião, foi a vez de ouvir a voz democrática e soberana dos trabalhadores em Assembleia na sede do SINTTEL-MG. Todo esforço e garra desses 12 (doze) dias de braços cruzados foram decisivos e a empresa foi colocada “contra a parede”. A promessa da Ação Contact Center seria que a outra metade do salário seria paga apenas no dia 25/08, no entanto, graças à pressão exercida pela Greve dos trabalhadores a empresa depositou o restante do salário no dia 19/08. Os trabalhadores votaram pelo retorno às atividades em 23/08.
O Sindicato deixa claro que a mobilização daqueles que aderiram à GREVE foi decisiva para que na mesa de negociação a direção do SINTTEL-MG conseguisse com que a empresa assumisse os seguintes compromissos:
- A não retaliação/perseguição dos trabalhadores que participaram da Greve;
- Os dias que os trabalhadores estiveram envolvidos na Greve não serão descontados;
- Aqueles trabalhadores que desejarem encerrar o vínculo com a empresa poderão solicitar desligamento, com a garantia de dispensa do cumprimento de aviso prévio, liberação das guias do FGTS, baixa na Carteira de Trabalho e pagamento das verbas rescisórias em até 10 dias.
FEIJÃO E PATRÃO SÓ NA PRESSÃO!
Continuaremos atentos
Durante a reunião, os representantes da empresa afirmaram que a situação financeira da Ação Contact Center é delicada. No entanto, a direção do Sindicato destacou que os problemas enfrentados pela empresa não são responsabilidade dos trabalhadores, e, sim por más gestões que colocaram a empresa “nesse atoleiro”.
SINTTEL-MG e trabalhadores ficarão vigilantes! Caso alguma irregularidade se repita, trabalhadores cruzarão os braços mais uma vez. A GREVE é garantida por lei, portanto um direito do trabalhador.
Este movimento foi prova viva de que as organizações sindicais não perderam força, apesar de todos os atos do governo Bolsonaro no sentido de retirar os direitos dos trabalhadores e enfraquecer os Sindicatos. Porém, todas essas dificuldades foram superadas com a união entre SINTTEL-MG e trabalhadores da Ação Contact Center. Com o histórico recheado de desrespeitos com os empregados da própria empresa, a Ação Contact Center, se viu sem saída com a forte pressão exercida pelos seus próprios empregados.
Foram 12 dias de suor, frio, calor, sol, garoa e caminhadas, mas que foram recompensadas. Com o suporte do SINTTEL-MG, trabalhadores do ramo de Telecomunicações de Minas Gerais nunca ficarão desamparados. Lutaremos por cada um deste estado!
Parabéns Trabalhadores! A nossa luta foi recompensada!