Sinttel MG

Panorama das negociações com o SEAC

No dia 15/03/2022, SINTTEL-MG e SEAC se reuniram para mais uma rodada de negociação, visando a celebração da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para os/as telefonistas/teledigifonistas de Minas Gerais. Entre os itens discutidos, estão o reajuste salarial, vale alimentação, auxílio creche, além da inclusão de cláusulas sociais.

As desculpas do Sindicato Patronal para não reajustar o salário dos trabalhadores, somente aplicar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), continuam as mesmas. O SEAC afirma que a crise imposta pela pandemia foi a culpada pelas empresas não reajustarem o salário com ganho real. Porém, sabemos que o setor de Telecomunicações foi um dos menos afetados pela pandemia, como divulgado pelo grande mídia. O SINTTEL-MG entende que as empresas, simplesmente, não querem valorizar o trabalhador que se dedica diariamente em sua função.

A inflação vem corroendo o poder de comprar dos trabalhadores. Nos últimos 12 meses, até fevereiro, a inflação dos alimentos que compõem a cesta básica chegou a 12,67%, superando o IPCA, que ficou em 10,54% no mesmo período em 2021. Com os preços dos produtos subindo, não é exagero dizer, que, em breve, os trabalhadores não terão dinheiro nem para comer! O mínimo que as empresas devem efetuar é o reajuste salarial acima do INPC.

Já nas cláusulas sociais foi pedido que as empresas respeitem os atestados de comparecimento ou de acompanhante (país e idosos) em consultas ou procedimentos médicos. Outra reivindicação importante é de que o patrão garanta o deslocamento do trabalhador de casa para o trabalho e do trabalho para casa, se houver algum fator que o impeça de utilizar o transporte público.

A participação dos trabalhadores no período negocial é essencial para que consigamos incluir cláusulas positivas para à categoria.

Fique por dentro do andamento das negociações acessando os canais de comunicação do SINTTEL-MG!