Sinttel MG

NOVEMBRO AZUL

O movimento Novembro Azul surgiu com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce, que favorece, consideravelmente, o tratamento e a cura do câncer de próstata. De acordo com dados do Ministérios da Saúde, 42 homens morrem, diariamente, em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Entre 2018 e 2019, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) confirmou o diagnóstico de 68.220 casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes, em cada ano, no Brasil, motivadas pela doença.

Assim como outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é determinante para que o paciente acometido pelo câncer de próstata tenha o tratamento adequado e, consequente, as chances de cura elevam consideravelmente. Em levantamento promovido pelo Ministério da Saúde, foi observado que cerca de 6 em cada 10 casos são em homens acima de 65 anos de idade.

Próstata: É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas: Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– dor óssea;

– dores ao urinar;

– vontade de urinar com frequência;

– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

– histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

– obesidade.

Prevenção e Tratamento

Mesmo com intensas campanhas de conscientização sobre o Câncer de Próstata, existe ainda muito preconceito devido a uma das formas exatas de se diagnosticar precocemente a doença que é por meio do exame do toque retal. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para a realização do exame. Mais do que nunca a máxima de que “preconceito mata” é comprovada com aqueles homens que por vergonha ou preconceito não realizam o exame de toque retal. Eles podem acabar pagando com a vida pela negligência, pois, a medicina afirma com total convicção que o diagnóstico precoce é primordial para um tratamento eficaz e a cura do indivíduo. Outra forma de identificação da enfermidade antecipadamente é o por meio do exame de sangue e a análise do PSA (antígeno prostático específico).

O SINTTEL-MG orienta a todos os trabalhadores sobre a importância da realização dos exames preventivos, pois o Câncer de Próstata é coisa séria e pode matar! A medicina é unânime ao afirmar que a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de tratamento para esta doença.

Portanto, converse sempre com seu médico sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando tabus. O diálogo é a “ferramenta” mais potente para a mudança da mentalidade, para naturalização do cuidado com a saúde masculina. A detecção precoce e o tratamento nos estágios iniciais podem salvar vidas!

Fonte: Ministério da Saúde

Acesse o boletim clicando aqui: Novembro Azul