Sinttel MG

JULHO VERDE – Conscientização e prevenção do Câncer de cabeça e pescoço

A campanha Julho Verde promove a conscientização e chama a atenção para a prevenção e o tratamento de tumores de cabeça e pescoço. O dia mundial de conscientização e combate a esses tipos de cânceres é celebrado no dia 27 deste mês.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil no triênio 2020-2022, incluindo todas as áreas da doença. Ainda segundo o INCA, cânceres de cabeça e pescoço representam 8% e 10% do total, e abrangem a cavidade oral: língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele. (Fonte: Agência Brasil).

Os fatores de risco principais para este tipo de câncer são: o tabaco (incluindo o uso de cigarro comum, cigarro eletrônico e narguilé) e o consumo de bebidas alcoólicas. Outro fator que merece atenção especial é a infecção pelo HPV (papilomavírus humano), que tem contribuído para o aumento na incidência do câncer de cavidade oral em jovens nos últimos anos.

Esta é uma tendência mundial, também é identificada no Brasil, que pode ser revertida com o estímulo à vacinação e ao uso de preservativos. Na abordagem dos tumores de cabeça e pescoço é importante mencionar o câncer de pele melanoma e não melanoma. A exposição indevida ao sol, especialmente na infância e adolescência, é o principal fator de risco para esses tumores. O câncer de pele acomete a região da cabeça e pescoço e pode surgir nos lábios, nariz, na parte inferior da pálpebra e no couro cabeludo.

O tratamento para câncer de cabeça e pescoço é multidisciplinar e envolve diversos profissionais de Saúde. As opções dependem da localização do tumor primário, idade do paciente, presença de comorbidades e incluem intervenções cirúrgicas, sessões de radioterapia e quimioterapia, além da utilização de medicamentos imunoterápicos em alguns casos.

Na maior parte das situações, a doença gera sequelas físicas, estéticas, psicológicas e funcionais irreversíveis, que prejudicam a qualidade de vida do paciente. Na região da cabeça e pescoço os sítios anatômicos são muito próximos uns dos outros e quando o tumor é diagnosticado em um nível avançado (que é o que mais acontece com os pacientes no Brasil), ele está maior e acomete as estruturas adjacentes, exigindo um tratamento mais mutilador e deixando sequelas anatomofuncionais graves para sempre.

O tratamento altera a estética facial, com a deglutição e alimentação, com a fala e a voz. Daí a importância do diagnóstico precoce, para preservar esses órgãos e propor tratamentos mais adequados. É importante estar atento aos sinais e sintomas que persistam por mais de duas semanas, como lesões na boca que não cicatrizam, caroços (gânglios) na região do pescoço, rouquidão, dificuldade de engolir ou dor de garganta persistente. O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço.

Fonte: http://citolab.com.br/blog/cancer

Acesse o boletim clicando aqui: JULHO VERDE