Sinttel MG

Dia do Telefone

Hoje é comemorado o dia do telefone, aparelho que revolucionou a forma das pessoas se comunicarem. A data advém do ano de 1876, em que o escocês Alexandre Graham Bell inventou o telefone e obteve a primeira transformação elétrica de voz. Anos mais tarde, Bell fundaria a primeira companhia telefônica do mundo.

Provavelmente Graham Bell não imaginava que o seu invento evoluiria tanto 150 anos depois da sua descoberta, as pessoas estão cada vez próximas e conectadas. Segundo dados divulgados pela Anatel em novembro do ano passado, existem 313,1 milhões de contratos em telecomunicações no Brasil, distribuídos em banda larga, telefonia móvel e fixa, além de TV por assinatura.

Apesar desses números demonstrarem a importância do setor e como ele é valorizado, a realidade do trabalhador é completamente diferente. Temos uma categoria que convive com abusos patronais, direitos são violados diariamente, tentativas de cortes de benefícios a todo momento, além da pressão exercida por superiores a todo instante. Falta um olhar empático sobre esses trabalhadores que suam sangue em suas funções e possuem pouco reconhecimento, enquanto empresas aumentam seus lucros, os trabalhadores vivem com migalhas.

Que o aniversário do aparelho que deu o pontapé inicial para este setor tão diversificado que é o de Telecomunicações sirva para uma reflexão da necessidade de valorização de todos que vivem e trabalham nesta área.