Sinttel MG

Decisão da Anatel já causa demissões no setor de call center

A ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) estima que 150 mil empregos diretos podem ser perdidos, por conta de medida da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que pretende combater telemarketing abusivo. No início do mês, a Anatel editou uma medida cautelar que determinou o bloqueio de linhas telefônicas que façam mais de 100.000 chamadas diárias com menos de 3 segundos de duração.

O prazo para as operadoras de telefonia se adaptarem à medida acabou na 3ª feira (21.jun.2022). Agora, as teles precisam bloquear os números cujos comportamentos são considerados atípicos. No entanto, segundo a ABT, as empresas não estão conseguindo distinguir as chamadas realizadas por humanos dos robôs. Isso levou ao bloqueio de cerca de 40% das operações de suas associadas. “Esse 0303 é algo muito bom, mas acontece que foi implantado de uma forma errônea. As teles não se prepararam e estão confundindo as empresas de robocalls com as empresas de callcenter. Então, elas [as operadoras] bloqueiam”, afirmou John Anthony von Christian, presidente da ABT. Segundo von Christian, os bloqueios “acabam gerando demissões, porque ninguém vai ficar com gente parada, mas por outro lado é um baita problema social”. O Poder360 apurou que algumas empresas já começaram a demitir em São Paulo.

ANATEL X TELEMARKETING

A agência está numa investida contra o telemarketing abusivo. Implementou no final de 2021 o prefixo 0303 para as chamadas, e publicou em junho a cautelar contras ligações feitas por robôs ou que não são completadas. Na 3ª feira (21.jun), revogou uma norma que proibia a cobrança de chamadas com duração de até 3 segundos. De acordo com von Christian, ainda falta regulamentar os preços que serão cobrados, mas os efeitos devem ser sentidos pelo setor de call centers. O setor de telemarketing é intensivo de mão de obra. Estima-se que esses empreendimentos sejam responsáveis por 1,4 milhão de empregos formais, com Carteira de Trabalho assinada. Na cruzada para proibir chamadas indesejadas, a Anatel pode acabar causando um problema para a economia. E para o projeto de reeleição de Jair Bolsonaro (PL), que depende de uma economia mais aquecida e com mais empregos.

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/economia/decisao-da-anatel-ja-causa-demissoes-no-setor-de-call-center/)
© 2022 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.