Sinttel MG

Bolsonaro veta integralmente projeto que assegura internet grátis a alunos e professores da rede pública

Mais uma vez Bolsonaro provou que a educação e os mais pobres não fazem parte das prioridades de seu governo, ao vetar integralmente o projeto que buscava assegurar internet grátis a alunos e professores da educação na rede básica. O veto total foi publicado na edição desta sexta-feira (19) do “Diário Oficial da União” (DOU).

Vale ressaltar que durante a pandemia, o Governo Federal não poupou esforços para salvar os mais ricos e poderosos, sacrificando a classe trabalhadora, cortando salários e benefícios. Ao negar internet para milhares de alunos e professores da rede básica, Bolsonaro deixou claro de que lado ele está, contrário às classes mais pobres.

Pelo texto, os recursos iriam beneficiar:

 

  • alunos das redes públicas de estados e municípios cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • estudantes matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas;
  • professores da educação básica das redes públicas de ensino dos estados e municípios.

Os recursos seriam importantes para as atividades pedagógicas remotas, enquanto as aulas presenciais não voltem à normalidade, em virtude da pandemia.

O SINTTEL-MG defende o direito universal ao acesso à Internet no Brasil. Hoje em dia, ela é fundamental para todas as atividades, principalmente, na educação. Nesse sentido, o Sindicato defende a democratização e a acessibilidade da Internet para todos os brasileiros. Esse movimento é fundamental para que desigualdades sejam reduzidas e barreiras sejam derrubadas, com a inclusão digital das classes mais pobres.

Informações: G1