Sinttel MG

ATENÇÃO TRABALHADORES(AS) NA TIM RELATOS DAS REUNIÕES DA CNN-FITRATELP COM A EMPRESA

29/07/2020 – INICIA A NEGOCIAÇÃO – As negociações com a TIM iniciaram dia 29 de julho, quando houve a primeira reunião, por videoconferência, da Comissão Nacional de Negociação da FITRATELP (CNN FITRATELP) com a empresa. Naquele primeiro encontro foi fechado o cronograma de negociação, que ocorreria durante o mês de agosto, tratando da pauta de reivindicações, que inclui, além das atuais cláusulas, também o trabalho à distância (teletrabalho ou home ofce), os aditivos emergenciais de prevenção à Covid-19 no ACT, o PPR 2020 (adiantamento) e a estabilidade no emprego durante e após a pandemia.

A CNN-FITRATELP cobrou, no início das negociações, a testagem regular para a Covid-19 de todos os trabalhadores que retornassem ao trabalho presencial. Frisaram que os trabalhadores estão se dedicando nos atendimentos aos usuários, se expondo ao risco de contaminação pelo coronavírus, e por isso a necessidade da testagem.

05/08/2020 – SEGUNDA REUNIÃO – No dia 5 de agosto, ocorreu a segunda reunião de negociação. Nesta, o debate foi em torno das cláusulas sociais e da relação institucional entre a empresa e a representação sindical. Um ponto positivo nesse encontro foi a retirada e a correção de itens considerados inaceitáveis pela CNN-FITRATELP.

Novamente a CNN-FITRATELP cobrou da TIM testagem dos trabalhadores que retornarem ao trabalho presencial, para preservar a sua vida e a sua saúde e reiteraram que esta providência deve ser uma prioridade da empresa.

Outra questão colocada pelas representações dos trabalhadores é que a vacinação dos trabalhadores seja assegurada no ACT, assim que houver uma vacina e ela esteja sendo distribuída.

12/08/2020 – TERCEIRA REUNIÃO – No dia 12 de agosto, ocorreu a terceira rodada de negociação para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para o período 2020/2022 dos trabalhadores da TIM. No encontro, realizado virtualmente em função da pandemia, a expectativa era de que a empresa apresentasse sua proposta para as cláusulas econômico-nanceiras, e para questões como o trabalho remoto ou à distância, o que não ocorreu. Houve acordo de que estas pendências, assim como as da reunião do dia 5 e de novas cláusulas, serão tratadas na próxima reunião, que ocorrerá dia 19 de agosto.

As representações dos trabalhadores se manifestaram contra a cláusula que pretendia retirar os SINTTEL’s das homologações, e as empresas acabaram concordando com esta questão. Voltarão a ser tratadas as cláusulas que denem situações como Sobreaviso, Acesso de Dirigentes Sindicais e outras que carecem de parecer jurídico.

Na próxima reunião (dia 19/08), além das pendências, serão tratadas as demais questões que ainda restam da Pauta de Reivindicações, os ajustes de texto para o que já foi negociado e mais o PPR-2020/adiantamento. Os temas do Trabalho Remoto ou à Distância, assim como a estabilidade durante e pós pandemia, serão retomados na sequência.

Engaje-se na campanha salarial! Dialogue sobre a importância do ACT!

TRABALHADOR SINDICALIZADO É TRABALHADOR RESPEITADO!