A campanha Setembro Amarelo, criada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), tem o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população sobre o assunto. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a única causa de mortalidade que não teve redução no número de casos nos últimos 50 anos. Porém, mesmo que o assunto ainda seja tabu, a divulgação de informações sobre o tema é uma das principais formas de combater o problema. Os dados são alarmantes. Segundo o CVV, 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e AIDS. De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. E, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos de idade, com mais de 800 mil casos por ano em todo o mundo. Fonte: Ministério da Saúde.
Call Center
A organização do trabalho nas empresas de call centers tem contribuído com o desgaste mental que os operadores de telemarketing sofrem. A prática de assédio moral coletivo e corporativo é “comum” e a reprodução de frases como “Você sabe com emprego está difícil, né?”, “Você é um ofensor(a)” (comumente ditas por gestores), infelizmente são muito comuns numa rotina marcada por estresse e pressão para que o trabalhador de telemarketing atinja às metas, às vezes inalcançáveis, e quando estes conseguem bater a meta, muitas vezes perdem a comissão variável, pois são “despontuados” pela monitoria. Inúmeros trabalhadores relatam ao sindicato situações como esta, que “perdem” injustamente a comissão, que sofrem ameaças de demissão caso não mantenham determinada produtividade, algo que na esmagadora maioria dos casos independe do controle dos operadores, já que depende da vontade do cliente. Os trabalhadores relatam receber ameaça de punições por não alcance de metas, por problema sistêmicos (a culpa recai sobre os operadores), por absenteísmo, etc.
Os operadores muitas vezes são submetidos a situações humilhantes e vexatórias, sem que lhes seja garantido o direito de resposta. “Burro”, incompetente”e ignorante” são xingamentos proferidos por clientes irritados aos operados, agravando ainda mais a situação, a pressão de gestores que cobram a produção de forma excessiva e às vezes abusiva. Casos de depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, insônia, crises de ansiedade, e tentativas de suicídio são muito comuns entre os operadores de telemarketing.
Os abusos são muito comuns com uma rotina cronometrada, bem como idas ao banheiro, supervisores ficam monitorando se o trabalhador está demorando ou não. As metas são outro grande pesadelo para os operadores, quando não são batidas, geram a pressão por um melhor desempenho, quando são batidas, geram outras metas ainda mais ousadas.
Em entrevista à BBC News Brasil, o médico do trabalho e mestre em Saúde Pública pela UFMG, Airton Marinho, reflete que “O jeito de organizar o trabalho do operador de telemarketing é o grande problema. Essa vigilância constante do trabalhador em relação ao tempo das ligações, por exemplo, é um dos fatores do acúmulo do estresse. E aí acaba que você coloca pessoas sadias e jovens nesse mercado para depois ter uma grande quantidade de adoecidos”.
É praticamente impossível manter uma mente saudável no meio dessa pressão por resultados e sem paz até na hora dos intervalos. A gestão “por estresse” no trabalho acaba reverberando em outras áreas da vida, como família e estudos. Sem contar que a categoria é extremamente desvalorizada, os esforços dos trabalhadores não são recompensados de maneira justa, sem contar que os poucos direitos que possuem são objeto de desejo do patronato e do governo que querem acabar com os direitos trabalhistas.
Por isso é muito importante que todos os trabalhadores se atentem para as questões de saúde mental, e caso percebam indícios de sofrimento mental busquem ajuda, e oriente aos colegas a procurar ajuda, caso identifiquem mudanças no comportamento que indiquem possível adoecimento mental.
O SINTTEL-MG segue imbuído com os trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho. Que o profissional na área de telecomunicações tenha um ambiente saudável para exercer sua função, sem danos para a sua saúde mental. O SINTTEL-MG está aberto a cada trabalhador que precise de ajuda.