Sinttel MG

VIVO: Proposta Indecente

O SINTTEL-MG informa aos trabalhadores da TELEFONICA/VIVO que a Comissão Nacional de Negociação – CNN FITRATELP/TELEFONICA-VIVO se reuniu com a empresa, na quarta-feira (13/7), para prosseguir com as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2022/2024 da categoria. Esta foi a segunda rodada de negociações, sem uma proposta decente de reajuste salarial e antecipação da primeira parcela do PPR 2022. Mais uma vez, a TELEFONICA/VIVO demonstra total insensibilidade para com as justas demandas dos seus empregados, utilizando-se de práticas já bastante conhecidas para postergar as negociações e não entrar concretamente no debate da Pauta de Reivindicações da categoria. O SINTTEL-MG está atento e não vai aceitar esse jogo rasteiro da empresa.

A antecipação da primeira parcela do PPR 2022 – que já é uma tradição – a empresa quer vincular à aprovação de uma proposta de ACT-2022/2024 ridícula, que está longe de atender as necessidades básicas da categoria. Lembrando que a realidade dos trabalhadores da TELEFONICA/VIVO é muito difícil, uma vez que a inflação em alta está corroendo os salários e piorando a qualidade de vida dos empregados. Como não poderia ser diferente, a CNN FITRATELP/TELEFONICA-VIVO REJEITOU a proposta da empresa porque ela prevê reajuste de salários e benefícios abaixo do INPC da data-base e somente em 2023. Para piorar, a proposta da TELEFONICA/VIVO ressuscita o fantasma do apartheid corporativo com reajuste escalonado por faixa salarial, o que é inadmissível tendo em vista que todos os empregados são essenciais para o crescimento da empresa.

É bom lembrar que no segmento de telecomunicações não existe crise, pois a crise de verdade é no bolso e na mesa dos trabalhadores. A TELEFONICA/VIVO não tem dinheiro para reajustar os salários dos empregados, mas tem recursos para veicular a propaganda milionária do 5G na novela Pantanal, na Rede Globo. Isso, sim, é incoerência que não coaduna com uma empresa responsável e que valoriza seus empregados. Finalmente, a CNN FITRATELP/TELEFONICA-VIVO lembra aos trabalhadores que somente com uma grande mobilização da categoria criaremos as condições objetivas e subjetivas, para forçar a empresa a negociar um ACT 2022/2024 que tenha como base a nossa Pauta de Reivindicações. Mais do que isso, não iremos abrir mão da antecipação da primeira parcela do PPR 2022.

A Empresa apresentou a seguinte proposta:

  • PPR: Adiantamento somente após a aprovação dos Acordos Coletivos e de PPR – Até 60 dias após as assembleias.
  • ACORDO COLETIVO: Reajuste salarial em 2 parcelas e por faixa salarial. Salários de até 3 mil : 3% em fevereiro de2023 e 3% em agosto de 2023. Salários acima de 3 mil: 3% em fevereiro de 2023 e 2% em agosto de 2023.
  • VA/VR / creche e Babá: 6% em fevereiro de 2023.
  • 13º salário: Tirar a antecipação que ocorre no mês de fevereiro. Receber a antecipação nas férias e em novembro.
  • Cesta básica da equipe de campo: Incorporar no salário somente 50% do valor atual.
  • Complemento de VA em Afastamentos por doença e acidentário: fornecer 15% do valor do VA/VR no período máximo de 4 meses.
  • Plano médico: aumentar a coparticipação na internação de R$ 120,00 para R$ 150,00.
  • Locação de veículos: zero de reajuste.

Acesse o boletim clicando aqui: INFORMATIVO VIVO 13_JULHO