Sinttel MG

Trabalhador merece respeito

Informamos aos trabalhadores da Telefonica VIVO que a Comissão Nacional de Negociação da FITRATELP – CNN FITRATELP se reuniu com representantes do RH da empresa, no dia 13 de agosto, por videoconferência, para inciar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020/2022 e o Programa de Participação de Resultados (PPR) 2020.

Durante a reunião, a empresa fez um balanço dos lucros e perdas no 1º semestre. Ficou claro que a estratégia da empresa era potencializar os problemas causados pela pandemia da COVID-19, para propor uma premissa negocial – ideia inicial – ridícula e prejudicial aos trabalhadores.

Como não poderia ser diferente, a CNN FITRATELP rejeitou em mesa as premissas apresentadas pela Telefonica VIVO e espera que as tratativas futuras sejam no sentido de construir uma proposta de ACT que atenda as necessidades e anseios da categoria.

PREMISSAS DO ACT 2020/2022 REJEITADAS PELA CNN FITRATELP

•Manutenção do ACT por 2 anos (2020/2022) sem reajuste; (sem reajuste nos 2 anos); •Adiantamento do 13° salário, conforme legislação; (novembro e dezembro); •Revisão do modelo de locação de veículo; (poderá até acabar); •Exclusão da cláusula homologação; (não seria mais feita no sindicato); •Discussão do prazo de compensação do banco de horas (horas débito/crédito geradas no período de vigência da MP 927) (aumento do tempo);  •Não haverá adiantamento do PPR em 2020 e o pagamento, dependendo do resultado, será em março 2021. (só se atingir as metas, que são estipuladas pela VIVO).

No encontro, os representantes dos trabalhadores colocaram em debate os pontos que ficaram pendentes desde a negociação passada, como por exemplo: a) extensão do Triple Player a todos os trabalhadores; b) unificação do pagamento do PIV; c) calçado na cor preta para os trabalhadores das lojas e outras pendências.

A CNN FITRATELP cobrou dos representantes da empresa que analisem todos os itens da Pauta de Reivindicações construída na assembleia geral dos trabalhadores. Por ser considerada uma atividade essencial durante a pandemia da COVID-19, os empregados continuaram trabalhando normalmente e gerando lucros e, por isso, merecem um ACT digno e justo.

Alertamos a VIVO que os trabalhadores continuam expostos aos riscos de contaminação pelo Coronavírus durante a execução das atividades. Devido à pandemia, muitos empregados estão fazendo suas refeições sentados em calçadas ou meios-fios porque os restaurantes estão funcionando com restrições. NOVA REUNIÃO VIRTUAL foi reagendada para o próximo dia 28/08/2020 às 9:30h.

Junte-se ao seu sindicato!