Já dizia o ditado: quando a esmola é demais o santo desconfia!
Podemos assim resumir a situação que os trabalhadores da TLP estão passando com a empresa atualmente.
Depois que os trabalhadores denunciaram a empresa, por algumas irregularidades, especialmente ligadas à Jornada de Trabalho e Horas Extras, para o Ministério Público do Trabalho (MPT), a TLP assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se comprometendo a resolver esses problemas.
No momento que o TAC começaria, conforme determinação do MPT, o SINTTEL-MG entrou na jogada, para que os trabalhadores não saíssem prejudicados e fossem bem representados na negociação com a TLP.
As negociações foram iniciadas e o SINTTEL-MG constatou algo grave, quando conversou diretamente com os trabalhadores: a empresa conversava uma coisa com o Sindicato e falava outra coisa para os trabalhadores. Isso promoveu desconfiança, desconforto e dúvidas em relação a negociação.
Ao comunicar diretamente com os trabalhadores, a TLP deu um tiro no próprio pé, colocando em cheque sua credibilidade ao divulgar fatos e acontecimento inadequados e pertinentes ao contexto das reuniões. Inclusive, quando o SINTTEL-MG foi perguntado pela empresa se faria a comunicação da proposta aos trabalhadores, o Sindicado informou que havia marcado uma reunião com os trabalhadores para informar o andamento da negociação. Para nossa surpresa, tomamos conhecimento que a empresa estava divulgando sua proposta, além disso, ela mentiu afirmando que havia alinhamento entre TLP e SINTTEL-MG.
O SINTTEL-MG esclarece que não toma nenhuma decisão sem consultar o trabalhador. Reforçamos que toda proposta apresentada é levada para apreciação dos trabalhadores em Assembleia. O trabalhador é soberano e tem sua vontade respeitada.
Por isso que este boletim é mais do que necessário: ABRIR OS OLHOS DO TRABALHADOR PARA A REAL ESTRATÉGIA DA TLP. SEMPRE QUANDO A EMPRESA OU O PATRÃO PARECE BONZINHO DEMAIS, DESCONFIE! O Sindicato está aberto para os trabalhadores!
Clique aqui e acesse o boletim: TLP Boletim