Sinttel MG

SINTTEL-MG PARTICIPA DE REUNIÃO COM A CLARO

O SINTTEL-MG, integrante da Comissão Nacional de Negociação da Fitratelp (CNN Fitratelp ), informa aos trabalhadores que, no dia 12 de abril, aconteceu a primeira reunião trimestral de 2021 com a Claro, para discutir vários temas de interesse da categoria, entre eles, o benefício farmácia, teletrabalho, vacinas da Gripe e Covid-19.

Na reunião, a Claro apresentou uma nova estrutura para o Benefício Farmácia que será iniciado no mês de maio. Segundo a empresa, a escolha do novo fornecedor levou em consideração a base de abrangência, qualidade de atendimento e descontos oferecidos.

Em relação ao Teletrabalho, a CNN Fitratelp denunciou que os trabalhadores estão utilizando equipamentos particulares a serviço da empresa e que, muitos deles, não são adequados para realizarem as tarefas. Para piorar, os empregados tiveram um aumento expressivo no consumo de energia elétrica e de banda larga durante o trabalho home office e não podem arcar com essas despesas extras, por isso, cobram da empresa uma ajuda financeira para suprir os custos.

A Claro informou apenas que tem uma política de utilização de equipamentos da empresa em casa, porém não deu detalhes de como o empregado tem acesso. Quanto a ajuda de custo, utilizou-se de argumentos frágeis e empurrou com a barriga. Em seguida, reiterou que tem intenção de firmar um acordo emergencial, sem definir prazo, ratificando e garantindo as condições de teletrabalho durante o estado de calamidade da pandemia da Covid-19. A proposta foi encaminhada às assessorias jurídicas dos sindicatos, assim que um parecer for elaborado voltaremos a discutir o tema com a Claro.

A CNN Fitratelp deixou claro que o Teletrabalho é uma modalidade laboral emergencial e não pode se transformar numa estratégia da empresa para o futuro. A Federação defende que o foco deve ser na prevenção da saúde e da vida dos empregados durante a pandemia, tendo em vista que muitas vezes no cumprimento das demandas da empresa os trabalhadores são expostos aos riscos de contágio pelo Coronavírus.

Finalmente, sobre a imunização dos trabalhadores contra a gripe, a empresa garantiu que fará nos próximos dias uma campanha de vacinação nos moldes dos anos anteriores. A CNN Fitratelp questionou a Claro sobre suas intenções com relação a vacinação dos seus empregados contra a Covid-19, uma vez que o Congresso Nacional decidiu sobre a compra de vacinas pelas empresas. A operadora esclareceu apenas que está participando das discussões do tema e aguarda uma definição das instâncias competentes para definir o que pode ser feito.

VACINAS JÁ: Gripe e Covid-19

Acesse o boletim clicando aqui Informativo Claro