Sinttel MG

Proposta Rejeitada

Claro tem lucro de mais de 12 bilhões e oferece 3% de reajuste parcelado à categoria. O SINTTEL-MG rejeitou a PROPOSTA INDECENTE e reafirma a Pauta Nacional de Reivindicações dos Trabalhadores!

O SINTTEL-MG (representado pela Comissão Nacional de Negociação da FITRATELP – CNN FITRATELP) informa aos trabalhadores que, no dia 21/10/2021, tivemos a segunda reunião com a Claro para dar prosseguimento às negociações da Pauta de Reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2021/2023.

Após quatro meses que a nossa Pauta de Reivindicações foi entregue, a empresa usa de uma artimanha, já bastante conhecida, para cansar a categoria e depois apresentar uma proposta de ACT ordinária aos trabalhadores. A empresa ofereceu aos trabalhadores uma proposta indecente de reajuste de 3% parcelado (2% em novembro/2021 e 1% em abril de 2022); VR/VA 4% e demais benefícios 4% (setembro/2021) e manutenção das demais cláusulas do ACT vigente. A proposta está longe de repor as perdas salariais de 10,42%, o INPC do período, mais ganho real.

A proposta de ACT 2021/2023 apresentada pela Claro não pode ser chamada de proposta e, sim, um tapa na cara dos empregados. A saber, o lucro da empresa no período superou a marca dos 12 bilhões e oferece uma miséria de 3% de reajuste parcelado à categoria. Lógico que o SINTTEL-MG rejeitou essa proposta ridícula e reafirmou a nossa Pauta de Reivindicações para continuarmos os debates nas próximas reuniões de negociação.

A escalada da inflação está destruindo o poder de compra do salário do trabalhador. Não existe margem no orçamento familiar para economizar mais nada, pois o trabalhador da Claro já está comprando pé de galinha e osso para se alimentar. O trabalhador sofre arrocho de todos os lados, mas na data-base, a hora do reajuste salarial, a empresa faz corpo mole e não valoriza sua mão de obra qualificada.

O SINTTEL-MG está cumprindo o seu papel com sabedoria e determinação, visando arrancar da Claro uma proposta de ACT 2021/2023 que atenda às necessidades da categoria. Para forçar a empresa à apresentar uma proposta possível de ser levada à apreciação dos trabalhadores em Assembleia Geral, pedimos aos empregados que se mobilizem nos locais de trabalho em defesa de um ACORDO COLETIVO DECENTE. A próxima reunião de negociação está agendada para o dia 29/10/2021, das 10 às 16h.

Fique atento aos canais de comunicação do SINTTEL-MG que em breve divulgaremos novas informações!

Acesse o boletim clicando aqui: Boletim Claro 22-10