Sinttel MG

NOTA PÚBLICA DA FITRATELP/FITTEL

É preciso combater o telemarketing abusivo feito por robôs e preservar os empregos diretos dos trabalhadores

A FITRATELP e FITTEL e seus Sindicatos filiados manifestam a sua opinião através desta Nota Pública, a respeito da suspensão pelo Ministério da Justiça, a partir desta segunda-feira (18/7), por tempo indeterminado, das atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing no Brasil em decorrência de abuso contra o direito dos consumidores.

No nosso entendimento, a decisão expõe uma característica desse governo que é de não dialogar com as partes – empresas e trabalhadores –, antes de tomar uma medida que certamente causará prejuízos aos trabalhadores, bem como aos usuários e consumidores.

O Brasil enfrenta uma taxa de desemprego altíssima, com um número alarmante de brasileiros e brasileiras em situação de insegurança alimentar. Essa decisão vai gerar mais desemprego no segmento de telemarketing, um setor que favorece a entrada de jovens no mercado de trabalho.

A FITRATELP/FITTEL e Sindicatos filiados repudiam com veemência essa decisão do Ministério da Justiça, por saber que o telemarketing abusivo geralmente é praticado por robôs e deve ser combatido, mas os empregos diretos dos trabalhadores devem ser preservados, humanizados e valorizados.

Finalmente, mais não menos importante, é necessário combater a imposição de metas abusivas que exigem dos trabalhadores a insistência e invasividade no afã de alcançar resultados inatingíveis, a pretexto de conquistar metas de desempenho e manter seus empregos.

Brasília-DF, 18 de julho de 2022.

João de Moura Neto

Presidente da FITRATELP/FITTEL