Informamos aos trabalhadores que o SINTTEL-MG se reuniu de forma virtual com a TIM, nessa terça-feira (10/9), para dar continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2024/2026 da categoria. Neste segundo encontro, foram tratamos dois pontos importantes da pauta extraordinária: a) Inclusão social e diversidade na TIM; b) Terceirização na TIM. Lembrando que este ano serão negociadas as cláusulas ECONÔMICAS e SOCIAIS do ACT 2024/2026.
Ressalta a importância de debater esses temas com a empresa, pois eles são essenciais e – de forma direta ou indireta – interferem no ambiente de trabalho. Quando falamos de inclusão e diversidade, são pautas que o SINTTEL-MG têm se debruçado com muita atenção para quebrar paradigmas e construir uma relação trabalhista mais humanizada e inclusiva nas empresas.
É uma prioridade para o SINTTEL-MG debater a terceirização na TIM. Os trabalhadores terceirizados ou quarteirizados são os mais explorados nas empresas, bem como recebem salários e benefícios menores. Nesse sentido, temos recebido muitas reclamações de trabalhadores de empresas que prestam serviços para a TIM sobre condições de trabalho ruins, pressões e assédios, atraso de salários e benefícios sociais, entre outras questões. Na reunião, a TIM apresentou os critérios e normas para a contratação de empresas terceirizadas, mas é preciso ter fiscalização, uma vez que a contratante também poderá ser responsabilizada.
Finalmente, a TIM ter reservado esse espaço na Campanha Salarial 2024 para dialogar sobre esses temas é um passo importante e necessário, mas a empresa precisa avançar nas ações práticas. Por outro lado, sabemos que na data-base as atenções dos empegados estão voltadas para os reajustes de salários e benefícios sociais, mas esses temas são igualmente importantes. No próximo dia 24/09/2024, voltaremos à mesa de negociação para discutir o Plano de Saúde e a Pauta de Reivindicações 2024 da categoria.